quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BIGARDI CONDENA MUDANÇA DO PLANO DIRETOR.

Reproduzo  abaixo manifestação enviada pelo engenheiro Pedro Bigardi, responsável pela coordenação do atual Plano Diretor de Várzea Paulista .


"Estudei o projeto de alteração do Plano Diretor relativo a região da Serra do Mursa e gostaria de tecer algumas considerações. 

Tive a oportunidade de coordenar a elaboração do Plano Diretor de Várzea Paulista e demais leis urbanísticas. Foi uma experiência profissional muito rica pois conseguimos elaborar um conjunto de legislações que embasam o desenvolvimento sustentável da cidade a partir de um amplo processo de participação. Foram dezenas de audiências regionais(7 regiões) e temáticas( meio ambiente, desenvolvimento, uso do solo, etc.) Buscamos organizar o território e dar uma identidade à cidade.

O macrozoneamento foi elaborado para que a cidade pudesse se desenvolver e ganhar em qualidade no ambiente.

Neste sentido a Serra do Mursa localizada na Zona de Proteção Ambiental tem uma importância estratégica que extrapola os limites de Várzea Paulista. Faz parte de um corredor ambiental que se  liga a Serra do Japi e a Serra da Cantareira.É o chamado corredor avefauna. Biólogos da nossa equipe estudaram a questão. 

Também é possível identificar tal importância no trabalho original de criação da APA(Area de Proteção Ambiental) de Jundiaí. Além disso esta Zona de Proteção Ambiental foi criada pelo valor das microbacias de recursos hídricos, potenciais mananciais de abastecimento da cidade. Por último e não menos importante temos o valor paisagistico do morro do mursa que compõe na paisagem como uma das mais belas imagens de nossa região.

A alteração proposta contraria os princípios que embasaram a elaboração do plano diretor, pois levam urbanização indesejável para áreas de proteção ambiental que além dos prejuízos advindos desta alteração proporcionarão novas pressões imobiliárias futuras. A revisão do plano diretor prevista para 5 anos após sua sanção em 2006 não pode ser feita de forma parcializada, sem ampla participação popular rompendo com a lógica inicial sem estudos técnicos mais aprofundados. Sou totalmente contrário a alteração.

Podem utilizar esta minha manifestação pois a faço em caráter público.

Abraço
Pedro Bigardi
Prof. de Planejamento Ambiental
Deputado Estadual  

Nenhum comentário:

Postar um comentário